quarta-feira, 1 de abril de 2015

SÓCRATES E PLATÃO - IDEIAS E CONCEITOS

   Sócrates nasceu em 400 a.C., filho de escultor e de parteira. Foi militar, escultor, senador e depois da maturidade tornou-se filósofo.
   Seu objetivo era tirar as dúvidas, redirecionar seus conceitos e fazer as pessoas se conhecerem melhor, levando-os à virtude. Não cobrava por seus ensinamentos, atendia ricos e pobres. Seu melhor disciplo, Platão, registrava seus conhecimentos e ideias, já que o velho nunca registrou nada, Platão sempre que avistava filósofos que cobravam por suas consultas, apontava-os como impostores.
   O grande filósofo acreditava que, a alma poderia distinguir o justo, o bom e o certo. Para isso, Sócrates criou um método dialógico, chamado Maiêutica. Ele dizia que, assim como, sua mãe trouxe-o para o mundo, ele trouxe a verdade.
 
   "A razão trás a verdade à luz."

   A Maiêutica funcionava da seguinte forma: Sócrates começava o diálogo fazendo uma pergunta reflexiva, após a resposta do interlocutor, ele fazia a ironia socrática, lhe desorientando na forma de pensar, e cria uma contra-argumento, fazendo com que o ouvinte fosse convencido da esterilidade e contraversão de sua opinião, levando a admitir seu equivoco e seu desconhecimento.
   A famosa dialética socrática era dividida em três pontos: tese, antítese e síntese. A tese é a afirmação, a antítese é a oposição e a síntese é o resultante, ou seja, prevalência do intelecto sobre a opinião. O propósito do debate era porque para Sócrates, só havia uma forma de descobrir a verdade, conhecendo a si mesmo antes.

   "Conhece-te a si mesmo"

   Para o filósofo, só quem conhece a si mesmo, sabe que, não sabe. A grande virtude é saber que não sabe.

   "Só sei que, nada sei"

   Quanto mais sabe que, não sabe, mais sábio és. Sábio é o homem que sabe suas imperfeições e seus limites, que usa a razão sobre a emoção.
   Aos 71 anos, foi julgado à morte, por corromper as ideias dos jovens e por negar a existência dos deuses atenienses. Ele acreditava que não seria tão ruim o mundo dos mortos, obtendo mais conhecimento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário