segunda-feira, 6 de julho de 2015

OSTENTAÇÃO E CONSUMO


   Atualmente, sabe-se que o sistema capitalista junto com a sociedade estão criando um padrão de luxúria, no qual distorce os padrões de classes sociais, invocando a ostentação e o consumismo.

   Diante do exposto, percebe-se que o sistema capitalista está influenciando a sociedade a criar padrões de moda, ou seja, as pessoas que não comprarem produtos mais sofisticados e atualizados não estão no padrão. Essa indução a consumir objetos caros torna-se um grande problema, quando o pobre fica mais pobre gastando o que pode e o que não pode, tentando não ser excluído da sociedade "rotuleira" ( sociedade dos indivíduos que rotulam os outros pela aparência).


   Toda via, existem vários jovens que eram de periferias, cantando "funk ostentação", um estilo musical que relata ex-moradores de favelas que conseguiram ficar ricos através da música. Entretanto, esses cantores induzem os menos favorecidos (financeiramente) a consumirem peças de roupa de alto valor e bebidas importadas, pregando a ideia de que se ostentarem serão felizes e queridos pela sociedade.

   Em suma, o consumismo é inevitável, porém a ostentação é desnecessária. Uma mudança de padrões de moda modificando o facho para a simplicidade e conforto, poderia melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, afinal, ao invés de investir em roupas e eletrônicos, pode-se aplicar o capital numa residência própria, um novo automóvel, na alimentação, na higienização e na educação para a família.

Nenhum comentário :

Postar um comentário